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Título: Um estudo sobre o papel da UFPB – Campus IV – A partir da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão no desenvolvimento da Região do Vale do Mamanguape
Autor(es): PEDERNEIRAS, Marcleide Maria Macedo
Palavras-chave: Universidade; Indissociabilidade; Ensino-Pesquisa-Extensão; Desenvolvimento Regional
Data do documento: 27-Fev-2014
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PEDERNEIRAS, Marcleide Maria Macêdo. Um estudo sobre o papel da UFPB - Campus IV - a partir da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão no desenvolvimento da região do Vale do Mamanguape. Recife, 2014. 204 f. Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Administração, 2014..
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo analisar de que maneira a UFPB - Campus IV - vem exercendo seu papel com as atividades de ensino-pesquisa-extensão para contribuir no desenvolvimento do Vale do Mamanguape. Trata-se de um estudo de caso único com abordagem qualitativa e de caráter exploratório-interpretativista. Os dados foram coletados em duas etapas. Na primeira etapa se utilizou como fontes de evidências as 24 entrevistas realizadas, a observação e documentos relativos a todo processo de criação e implantação do campus. Ainda na primeira etapa, foi realizada uma análise preliminar das entrevistas através da técnica da Análise Pragmática da Linguagem (MATTOS, 2005). Na segunda etapa, a pesquisadora retorna aos dados, mais especificamente, as transcrições das entrevistas para a realização da análise de conteúdo (BARDIN,1977) com o objetivo de situar os achados sobre as temáticas. A pesquisadora intecionando buscar mais evidências sobre o fenômeno estudado também coletou, diretamente no Campus IV, documentos relativos à sua construção física e implementação, assim como dados relativos às cidades de Mamanguape e Rio Tinto. Os dados qualitativos foram analisados através da analise de conteúdo e os quantitativos através do programa Excel 2007 da Microsoft (estatística básica) e apresentados em forma de gráficos e quadros. Dos resultados apresentados sobre a construção política do projeto, a construção provisória do campus, a construção física e todo processo de implementação dos cursos e das ações da indissociabilidade do tripé do ensino, da pesquisa e da extensão do Campus IV, concluiu-se que o Campus IV – tendo em vista todos os percalços e intervenções externas que ainda hoje enfrenta – não apresenta as condições desejáveis para contribuir no desenvolvimento do exercício de seu papel na construção do conhecimento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12275
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Administração

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